quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Lula recebe o Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal



Por: Gilmar Eitelwein - MTB 5109 / Presidência Data: 18/09/2009 Hora: 16:26
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373 Foto: Marco Couto / Ag AL


Documento foi entregue a Lula pelo presidente da AL

O Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal entregou manifesto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (18), durante ato de assinatura da construção da Rodovia do Parque (BR 448), em Sapucaia do Sul. No documento, o comitê defende a proposta do Governo Federal de alteração do marco regulatório legal do petróleo e do atual modelo de concessão para o modelo de partilha. “Defendemos aquilo que nossa Constituição diz, que o pré-sal é uma riqueza da nação”, explica o presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan (PT). Ele entregou o documento à Lula juntamente com o presidente da Ajuris, Carlos Marchionatto. O Parlamento gaúcho é uma das mais de 40 entidades e instituições que integram o Comitê, um dos pioneiros no País na luta pela nacionalização das reservas do pré-sal.

"Neste documento, defendemos que a partilha dos recursos do pré-sal sejam distribuídos para toda a nação, portanto, com todos os municípios e o povo brasileiro. Com isto estaremos fazendo justiça. Felizmente, esta bandeira do comitê gaúcho coincide com a posição do presidente Lula", afirmou Pavan.

O Comitê também convidou a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para participar de um debate sobre o tema, no Rio Grande do Sul, no mês de outubro. “Falta apenas ajustar a data, a ministra já aceitou”, confirma Pavan.

Compromisso
Durante o ato de inauguração das obras da Rodovia do Parque, o presidente Lula manifestou que, a partir da mudança do marco regulatório e das possibilidades de distribuição da riqueza do pré-sal, será possível alavancar o desenvolvimento do País. “Dentro de 15 a 20 anos poderemos ser a quarta ou quinta economia mundial”, avaliou. “Não queremos mais exportar petróleo bruto, vamos vender derivados, com valor agregado aos nossos produtos e maior possibilidade de empregos. O que importa é crescer de forma homogênea”, salientou.

A ministra Dilma Roussef também se manifestou sobre a questão do pré-sal, durante a solenidade. Segundo ela, a luta pela riqueza do pré-sal começou primeiro no Rio Grande do Sul “onde começamos a reconstruir nossa indústria naval, com tecnologia e empregos brasileiros”, destacou. A ministra disse que o governo atual mudou a lógica do País. “O centro das nossas preocupações é a melhoria das condições de vida da população e a geração de empregos. Temos compromisso com nosso povo e com esta nação”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário